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CURSO FORMAÇÃO E ANALISE DE PREÇO DO VENDA - RODNEY WERNCK
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1. OBJETIVOS DO CURSO
 
Proporcionar o entendimento e a utilização de ferramentas imprescindíveis à tomada
de decisões gerenciais ligadas aos custos de compra e preços de venda praticados.
Ao final do curso o participante terá condições de elaborar planilhas de preços de
venda tecnicamente consistentes e analisar os preços praticados em termos de
rentabilidade.
 
2. PÚBLICO-ALVO
Administradores de empresas industriais, varejistas ou atacadistas que lidam com
formação e análise de preços de venda, gestores de compras, gerentes comerciais,
contadores, economistas, estudantes de graduação em Ciências Contábeis,
Administração ou Economia e demais interessados no tema (escolaridade mínima
sugerida: 2º. grau completo).
 
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 
3.1 - Contexto e conceitos: a) Contextualização: visa situar o participante acerca da
importância da gestão de custos e preços na atualidade; b) Conceitos Fundamentais:
uniformiza o conhecimento dos participantes em relação aos termos técnicos,
possibilitando a adequada interpretação e utilização dos fatores da área de custos e
preços a serem ministrados posteriormente; c) Exercícios de fixação.
 
3.2 - Preço de Venda à Vista: a) Cálculo do Preço de Venda Orientativo (preço
mínimo a ser praticado): o participante aprenderá a calcular o preço de venda,
abrangendo o cálculo do custo de compra de mercadorias (considerando os aspectos
tributários e demais fatores como frete, seguros e outros), a taxa de marcação (mark-
up) para determinar o preço de venda (envolvendo fatores como tributos incidentes
sobre as vendas, comissões, margem de lucro, franquias, etc) e o tratamento a ser
dispensado aos custos indiretos; b) Exercícios de fixação (resolvidos em planilha
Excel, disponibilizada aos participantes).
 
3.3 - Conceitos de Matemática Financeira Aplicáveis nas Decisões de Compra
e Venda: a) Uso de conceitos da matemática financeira: para calcular corretamente
custo de compra, mark-up e preço de venda é necessário utilizar o conceito
matemático “Valor Presente”, que possibilita determinar valores sem as distorções
ocasionadas pelos prazos respectivos. Tais distorções são simplesmente ignoradas
pela maioria das empresas; b) Análise de alternativas de compras: o participante terá
respostas para perguntas como: (i) É melhor comprar no início ou no final do mês?;
(ii) Por que comprar com 30/60 dd não é igual à compra com prazo de 45 dd?; (iii)
Que erro cometem as empresas que emitem nota fiscal de venda no último dia do
mês?; c) Gestão financeira de estoques: como calcular o prazo de estocagem, o custo
financeiro do estoque e o estoque excedente; d) Exercícios de fixação (resolvidos em
planilha Excel, disponibilizada aos participantes).
 
3.4 - Preço de Venda a Prazo: a) Determinação do preço de venda a prazo: o
participante aprenderá sobre as três formas de incluir o “acréscimo financeiro” nas
vendas efetuadas a prazo. Saberá que na forma tradicionalmente utilizada pela
matemática financeira a empresa está perdendo na venda a prazo e que a inclusão do
acréscimo financeiro por dentro do mark-up penaliza o cliente. Assim, evidenciar-se-á
a metodologia mais recomendada tecnicamente, que consiste em utilizar uma fórmula
 
específica para tal finalidade, abrangendo todos os fatores relacionados com a venda
(tributos, comissões, lucro, custo do produto e respectivos prazos); b) Exercícios de
fixação (resolvidos em planilha Excel, disponibilizada aos participantes).
 
3.5 - Influência dos Prazos de Pagamento das Compras, de Recebimento dos
Clientes e de Estocagem no Resultado (Lucro) Final das Vendas: a) Influência dos
prazos no lucro das vendas: o participante aprenderá como os prazos de pagamento,
estocagem e recebimento interferem na rentabilidade das vendas e como agir para
melhorar a lucratividade, através da gestão desses prazos. Assim, (i) poderá escolher
entre as ofertas dos fornecedores que tenham prazos distintos e (ii) aprenderá que
se administrar os prazos de compra, estocagem e vendas adequadamente poderá
praticar preços mais competitivos e até, em alguns casos, vender por preço abaixo
do custo de compra e ainda lucrar na venda; b) Exercícios de fixação (resolvidos em
planilha Excel, disponibilizadas aos participantes).
 
3.6 - Relatórios de Análise de Rentabilidade: a) Relatórios para análise dos preços
praticados: através do conceito de “margem de contribuição” o participante aprenderá
a elaborar relatórios gerenciais que permitem identificar: (i) quais os produtos mais
rentáveis, (ii) quais as linhas de produtos mais lucrativas, (iii) quais regiões de
venda proporcionam maior rentabilidade, (iv) que canais de distribuição são os mais
interessantes, (v) quais clientes devem ser priorizados, (vi) qual a rentabilidade das
lojas ou unidades industriais, (vii) quantas unidades a mais devem ser vendidas para
justificar uma campanha publicitária etc; b) Exercícios de fixação (resolvidos em
planilha Excel, disponibilizada aos participantes).
 
4. METODOLOGIA
 
Sempre buscando um enfoque de aplicação prática dos temas abordados, serão
empregadas as seguintes metodologias:
- Discussão preliminar acerca dos tópicos componentes do programa.
- Exercícios numéricos.
- Estudos de casos reais.
- Apresentação e/ou elaboração de planilhas (Excel).
 
5. CARGA HORÁRIA PREVISTA
 
O curso tem duração de 15 horas, divididas em cinco aulas de 3 (três) horas (com 10
minutos de intervalo). Horários e datas a definir
 
6. MATERIAL DIDÁTICO
 
- Livro “Análise de custos e preços de venda: ênfase em aplicações e casos
nacionais”, publicado pela editora Saraiva (2005), 4ª. Tiragem, de autoria do professor
do curso. Tal livro será distribuído aos participantes e servirá de base para as aulas do
curso.
- Planilhas Excel contendo a resolução dos exercícios estudados (envio aos
participantes por e-mail ou pen-drive).
- Calculadora científica ou financeira (a cargo do participante).
- Aulas ministradas com projetor multimídia (data-show).
 
7. INSTRUTOR
 
Rodney Wernke. Contador (CRC-SC 19471); Pós-graduação (Especialização) em
Gerência de Custos – UNISUL; Pós-graduação (Especialização) em Contabilidade
Gerencial – UNISUL; Mestre em Engenharia de Produção – UFSC; Doutor em
Engenharia de Produção - UFSC; Professor em cursos de graduação da UNISUL
(Tubarão) e em cursos de especialização/pós-graduação de várias universidades;
Consultor de custos e finanças; Autor dos livros: Gestão de Custos no Comércio
Varejista (Ed. Juruá/Curitiba, 2010, 1ª.ed.); Gestão Financeira (Ed. Saraiva/São Paulo,
2008), Análise de Custos e Preços de Venda (Ed. Saraiva/São Paulo, 2005, 6ª.ed.),
Gestão de Custos (Ed. Atlas/São Paulo, 2001, 4ª.ed.) e Custos da Qualidade (CRC-
RS/Porto Alegre, 1999). Publicou mais de 150 artigos em congressos científicos
nacionais/internacionais e revistas científicas. Integrante da comissão de avaliação
de artigos do Congresso de Controladoria e Contabilidade da USP (Universidade de
São Paulo). Integrante da equipe de avaliadores de artigos submetidos à Revista
Contabilidade e Finanças - USP. Currículo no padrão Lattes/CNPq disponível no site:
http://lattes.cnpq.br/7718451653661277




Quando: 03, 10, 17 e 24 de Novembro 01 de Dezembro
Horario: 19h às 22h 30min
Onde: Auditório 01 da ACIVALE
Carga Horária: 15h/aula
Investimento: R$ 225,00 (Associados ACIVALE)
                          R$ 250,00 (Não Associados ACIVALE)

Inscrições: comercial@acivale.com.br
Fone: (48) 3658-3679
 
*A ACIVALE SE RESEVA NO DIREITO DE CANCELAR O CURSO CASO NÃO ATINJA A QUANTIDADE MÍNIMA DE INSCRITOS*