CURSO - GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS
CURSO 9 – GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS (ênfase em transporte e distribuição)

1. OBJETIVOS DO CURSO
Evidenciar as ferramentas disponíveis para mensuração e gestão de custos logísticos de organizações (ou setores de empresas) que atuam com transporte e distribuição.

2. PÚBLICO-ALVO

Administradores de empresas industriais, varejistas ou atacadistas que lidam com gestão de custos logísticos, gestores de compras, gerentes comerciais, contadores, economistas, estudantes de graduação em Ciências Contábeis, Administração ou Economia e demais interessados no tema (escolaridade mínima sugerida: 2º. grau completo).

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
3.1 - Contexto e conceitos: a) Contextualização: visa situar o participante acerca da importância da gestão de custos na atualidade; b) Conceitos Fundamentais: uniformiza o conhecimento dos participantes em relação aos termos técnicos, possibilitando a adequada interpretação e utilização dos fatores da área de custos e preços a serem ministrados posteriormente; c) Exercícios de fixação.
3.2 – Análise Custo/Volume/Lucro: a) Margem de contribuição; b) Ponto de Equilíbrio e Margem de Segurança; c) Rentabilidade de segmentos de mercado; d) Exercícios de fixação.
3.3 – Métodos de custeio adequados para mensurar os custos logísticos: a) Conceitos relacionados aos métodos de custeio; b) Por que o custeio pelo método dos centros de custos é inadequado?; c) Acitivity-based Costing (ABC); d) Time-driven Activity-based Costing (TDABC); e) Exercícios de fixação.
3.4 – Avaliação da produtividade dos ativos: a) Gestão baseada na geração de valor (EVA – Economic Value Added); b) Custo de Capital (Financiamento versus Capital Próprio); c) Exercícios de fixação.
3.5 – Viabilidade de manter frota própria ou terceirizar a distribuição: a) Dados necessários para simular situações de terceirizar ou não; b) Exemplo numérico resolvido em planilha Excel; c) Exercícios de fixação.
3.6 – Estudos de casos: aplicações práticas dos conceitos abordados customizados para o contexto de empresas de transporte e/ou distribuição.
3.7 – Exercícios de fixação: resolvidos em planilhas Excel e disponibilizados aos participantes.

4. METODOLOGIA
Sempre buscando um enfoque de aplicação prática dos temas abordados, serão empregadas as seguintes metodologias:
-       Discussão preliminar acerca dos tópicos componentes do programa.
-       Exercícios numéricos.
-       Estudos de casos reais.
-       Apresentação e/ou elaboração de planilhas (Excel).

5. CARGA HORÁRIA PREVISTA
O curso tem duração de 15 horas, divididas em cinco aulas de 3 (três) horas (com 10 minutos de intervalo).

6. MATERIAL DIDÁTICO
- Arquivo com apostila a ser distribuído aos participantes que servirá de texto-base para as aulas do curso.
- Planilhas Excel contendo a resolução dos exercícios estudados (envio aos participantes por e-mail ou pen-drive).
- Calculadora científica ou financeira (a cargo do participante).
- Aulas ministradas com projetor multimídia (data-show).

7. INSTRUTOR
Rodney Wernke. Contador (CRC-SC 19471); Pós-graduação (Especialização) em Gerência de Custos – UNISUL; Pós-graduação (Especialização) em Contabilidade Gerencial – UNISUL; Mestre em Engenharia de Produção – UFSC; Doutor em Engenharia de Produção - UFSC; Professor em cursos de graduação da UNISUL (Tubarão) e em cursos de especialização/pós-graduação de várias universidades; Consultor de custos e finanças; Autor dos livros: Gestão de Custos no Comércio Varejista (Ed. Juruá/Curitiba, 2010, 1ª.ed.); Gestão Financeira (Ed. Saraiva/São Paulo, 2008), Análise de Custos e Preços de Venda (Ed. Saraiva/São Paulo, 2005, 6ª.ed.), Gestão de Custos (Ed. Atlas/São Paulo, 2001, 4ª.ed.) e Custos da Qualidade (CRC-RS/Porto Alegre, 1999). Publicou mais de 150 artigos em congressos científicos nacionais/internacionais e revistas científicas. Integrante da comissão de avaliação de artigos do Congresso de Controladoria e Contabilidade da USP (Universidade de São Paulo). Integrante da equipe de avaliadores de artigos submetidos à Revista Contabilidade e Finanças - USP.  Currículo no padrão Lattes/CNPq disponível no site:

Quando: 09,10,23,24 e 25 de Fevereiro
Horário: 19h às 22h 30min
Onde: Auditório ACIVALE
Carga Horária: 15h/aula
Investimento: R$ 250,00 (Associados ACIVALE)
                           R$ 275 ,00 (Não Associados ACIVALE)

Confira pacotes acima de 03(três) participantes

Inscrições: secretaria@acivale.com.br
Fone: (48) 3658-3679

*A ACIVALE SE RESEVA NO DIREITO DE CANCELAR O CURSO CASO NÃO ATINJA A QUANTIDADE MÍNIMA DE INSCRITOS*