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CURSO - FORMAÇÃO E ANÁLISE DE PREÇOS DE VENDA – Industrial e Comercial
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FORMAÇÃO E ANÁLISE DE PREÇOS DE VENDA – Industrial e Comercial
 
1. OBJETIVOS DO CURSO
Proporcionar o entendimento e a utilização de ferramentas imprescindíveis à tomada de decisões gerenciais ligadas aos custos de compra e preços de venda praticados. Ao final do curso o participante terá condições de elaborar planilhas de preços de venda tecnicamente consistentes e analisar os preços praticados em termos de rentabilidade.
 
2. PÚBLICO-ALVO

Administradores de empresas industriais, varejistas ou atacadistas que lidam com formação e análise de preços de venda, gestores de compras, gerentes comerciais, contadores, economistas, estudantes de graduação em Ciências Contábeis, Administração ou Economia e demais interessados no tema (escolaridade mínima sugerida: 2º. grau completo).

 
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
3.1 - Contexto e conceitos: a) Contextualização: visa situar o participante acerca da importância da gestão de custos e preços na atualidade; b) Conceitos Fundamentais: uniformiza o conhecimento dos participantes em relação aos termos técnicos, possibilitando a adequada interpretação e utilização dos fatores da área de custos e preços a serem ministrados posteriormente; c) Exercícios de fixação.
3.2 - Preço de Venda à Vista: a) Cálculo do Preço de Venda Orientativo (preço mínimo a ser praticado): o participante aprenderá a calcular o preço de venda, abrangendo o cálculo do custo de compra de mercadorias (considerando os aspectos tributários e demais fatores como frete, seguros e outros), a taxa de marcação (mark-up) para determinar o preço de venda (envolvendo fatores como tributos incidentes sobre as vendas, comissões, margem de lucro, franquias, etc) e o tratamento a ser dispensado aos custos indiretos; b) Exercícios de fixação (resolvidos em planilha Excel, disponibilizada aos participantes).
3.3 - Conceitos de Matemática Financeira Aplicáveis nas Decisões de Compra e Venda: a) Uso de conceitos da matemática financeira: para calcular corretamente custo de compra, mark-up e preço de venda é necessário utilizar o conceito matemático “Valor Presente”, que possibilita determinar valores sem as distorções ocasionadas pelos prazos respectivos. Tais distorções são simplesmente ignoradas pela maioria das empresas; b) Análise de alternativas de compras: o participante terá respostas para perguntas como: (i) É melhor comprar no início ou no final do mês?; (ii) Por que comprar com 30/60 dd não é igual à compra com prazo de 45 dd?; (iii) Que erro cometem as empresas que emitem nota fiscal de venda no último dia do mês?; c) Gestão financeira de estoques: como calcular o prazo de estocagem, o custo financeiro do estoque e o estoque excedente; d) Exercícios de fixação (resolvidos em planilha Excel, disponibilizada aos participantes).
3.4 - Preço de Venda a Prazo: a) Determinação do preço de venda a prazo: o participante aprenderá sobre as três formas de incluir o “acréscimo financeiro” nas vendas efetuadas a prazo. Saberá que na forma tradicionalmente utilizada pela matemática financeira a empresa está perdendo na venda a prazo e que a inclusão do acréscimo financeiro por dentro do mark-up penaliza o cliente. Assim, evidenciar-se-á a metodologia mais recomendada tecnicamente, que consiste em utilizar uma fórmula específica para tal finalidade, abrangendo todos os fatores relacionados com a venda (tributos, comissões, lucro, custo do produto e respectivos prazos); b) Exercícios de fixação (resolvidos em planilha Excel, disponibilizada aos participantes).
3.5 - Influência dos Prazos de Pagamento das Compras, de Recebimento dos Clientes e de Estocagem no Resultado (Lucro) Final das Vendas: a) Influência dos prazos no lucro das vendas: o participante aprenderá como os prazos de pagamento, estocagem e recebimento interferem na rentabilidade das vendas e como agir para melhorar a lucratividade, através da gestão desses prazos. Assim, (i) poderá escolher entre as ofertas dos fornecedores que tenham prazos distintos e (ii) aprenderá que se administrar os prazos de compra, estocagem e vendas adequadamente poderá praticar preços mais competitivos e até, em alguns casos, vender por preço abaixo do custo de compra e ainda lucrar na venda; b) Exercícios de fixação (resolvidos em planilha Excel, disponibilizadas aos participantes).
3.6 - Relatórios de Análise de Rentabilidade: a) Relatórios para análise dos preços praticados: através do conceito de “margem de contribuição” o participante aprenderá a elaborar relatórios gerenciais que permitem identificar: (i) quais os produtos mais rentáveis, (ii) quais as linhas de produtos mais lucrativas, (iii) quais regiões de venda proporcionam maior rentabilidade, (iv) que canais de distribuição são os mais interessantes, (v) quais clientes devem ser priorizados, (vi) qual a rentabilidade das lojas ou unidades industriais, (vii) quantas unidades a mais devem ser vendidas para justificar uma campanha publicitária etc; b) Exercícios de fixação (resolvidos em planilha Excel, disponibilizada aos participantes).
 
4. METODOLOGIA
Sempre buscando um enfoque de aplicação prática dos temas abordados, serão empregadas as seguintes metodologias:
-       Discussão preliminar acerca dos tópicos componentes do programa.
-       Exercícios numéricos.
-       Estudos de casos reais.
-       Apresentação e/ou elaboração de planilhas (Excel).
 
5. CARGA HORÁRIA PREVISTA
O curso tem duração de 15 horas, divididas em cinco aulas de 3 (três) horas (com 10 minutos de intervalo). Horários e datas a definir
 
6. MATERIAL DIDÁTICO
- Livro “Análise de custos e preços de venda: ênfase em aplicações e casos nacionais”, publicado pela editora Saraiva (2005), 4ª. Tiragem, de autoria do professor do curso. Tal livro será distribuído aos participantes e servirá de base para as aulas do curso.
- Planilhas Excel contendo a resolução dos exercícios estudados (envio aos participantes por e-mail ou pen-drive).
- Calculadora científica ou financeira (a cargo do participante).
- Aulas ministradas com projetor multimídia (data-show).
 
7. INSTRUTOR
Rodney Wernke. Contador (CRC-SC 19471); Pós-graduação (Especialização) em Gerência de Custos – UNISUL; Pós-graduação (Especialização) em Contabilidade Gerencial – UNISUL; Mestre em Engenharia de Produção – UFSC; Doutor em Engenharia de Produção - UFSC; Professor em cursos de graduação da UNISUL (Tubarão) e em cursos de especialização/pós-graduação de várias universidades; Consultor de custos e finanças; Autor dos livros: Gestão de Custos no Comércio Varejista (Ed. Juruá/Curitiba, 2010, 1ª.ed.); Gestão Financeira (Ed. Saraiva/São Paulo, 2008), Análise de Custos e Preços de Venda (Ed. Saraiva/São Paulo, 2005, 6ª.ed.), Gestão de Custos (Ed. Atlas/São Paulo, 2001, 4ª.ed.) e Custos da Qualidade (CRC-RS/Porto Alegre, 1999). Publicou mais de 150 artigos em congressos científicos nacionais/internacionais e revistas científicas. Integrante da comissão de avaliação de artigos do Congresso de Controladoria e Contabilidade da USP (Universidade de São Paulo). Integrante da equipe de avaliadores de artigos submetidos à Revista Contabilidade e Finanças - USP.  Currículo no padrão Lattes/CNPq disponível no site



Quando: 11,18,25 e 26 de Junho 
Horário: 19h às 22h 30min
Onde: Auditório ACIVALE
Carga Horária: 15h/aula
Investimento: R$ 260,00 (Associados ACIVALE)
                           R$ 290 ,00 (Não Associados ACIVALE)

Confira pacotes acima de 03(três) participantes


Inscrições: secretaria@acivale.com.br
Fone: (48) 3658-3679

*A ACIVALE SE RESEVA NO DIREITO DE CANCELAR O CURSO CASO NÃO ATINJA A QUANTIDADE MÍNIMA DE INSCRITOS*