CURSO DE FORMAÇÃO PARA ALMOXARIFES

A importância da formação de almoxarifes capacitados para obtenção de melhores resultados nas empresas

OBJETIVO:

Proporcionar aos participantes uma visão ampla do Almoxarifado, conhecer e discutir técnicas para aumentar a rotatividade e reduzir os valores dos estoques, melhorar a acuracidade das informações, a utilização dos espaços e equipamentos de movimentação.

Desenvolver e ampliar a capacidade técnica de profissionais que trabalham, mas tem pouca experiência na área, aumentando a capacidade dos Almoxarifados e o atendimento das demandas.

PÚBLICO ALVO:

Almoxarifes, Assistentes, Auxiliares, Estoquistas, Conferentes e técnicos que atuam em diversos Almoxarifados, e que buscam atualizações de conceitos e troca de informações, e também a profissionais que desejam iniciar na profissão de Administração de Materiais.

CARGA HORÁRIA: 12h

PROGRAMA:

1. Introdução

• Conceitos – importância da organização dos Almoxarifados
  • Almoxarifado ou Depósito?
  • Objetivos estratégicos do Almoxarifado na Logística Empresarial
  • Fatores para a Eficiência dos Almoxarifados
  • Perfil Profissional do Almoxarife e os desafios futuros

2. Principais Atividades dos Almoxarifados

• Recebimento de Materiais – sistemas de conferência e registros de entrada
  • Armazenagem – tipos, fases e locação dos materiais
  • Distribuição de Materiais – separação de pedidos e atendimento aos clientes

3. Planejamento de Espaço e Movimentação

• Técnicas para elaboração do Lay-out
  • Localização Física dos Materiais – Endereçamento Fixo ou Aleatório

4. Movimentação de Materiais

• Equipamentos de movimentação – Empilhadeiras, Paleteiras, Ponte Rolantes, etc
  • Unitização de cargas

5. Segurança nos Almoxarifado

• Proteção das Instalações e Materiais
  • Cores de Segurança, Sinalização, Símbolos e Normas
  • NR 11 – Norma Regulamentadora de Segurança nos Almoxarifados
  • Cuidados necessários para o levantamento de cargas

6. Organização e Classificação de Materiais

• Padrão Descritivo de Materiais – PDM
  • Plano de Codificação dos Materiais
  • Classificação dos Materiais - Curva ABC e XYZ
  • MRO – Manutenção, Reparo e Operações
  • Ponto de Pedido
  • Fator de Segurança K
  • Estoque Mínimo
  • Estoque Máximo
  • Tempo de Ressuprimento

7. Inventários Físicos

• Tipos e organização - Execução do inventário geral e dos inventários cíclicos.
  • Acuracidade de informações e controles - Causas das divergências e ações corretivas.

8. Fatores para Melhoria Contínua

• PDCA e MASP – Planejar, Fazer, Checar e Agir – Ferramenta de melhoria contínua nos almoxarifados.
  • Estoques Obsoletos – Como gerenciar este peso “morto” nos almoxarifados.
  • Filosofia 5 “s”(Seiri, Seiton, Seiso, Seiktsu, Shitsuke) – Organizando e implantando as melhorias gradativas nos almoxarifados.

Observação:

• Todos os módulos com exercícios práticos,
  • Os alunos deverão levar calculadora simples, lápis e borracha para participação da aula.

PALESTRANTE: DANIEL GUNAR ALVES DO NASCIMENTO
Curso Superior Tecnólogo Logística Empresarial, Curso Pós Graduação Engenharia de Produção Lato Sensu, Curso Extensão Docência na Educação Superior, Cursando MBA Logística e Distribuição Lato Sensu. Professor de Logística Industrial, Transportes, Produção, Compras, Negociação, Estoques, Almoxarifados, Liderança, Tecnologia de Logística, Qualidade e Produtividade Industrial. Palestrante das áreas de Gestão de: Logística, Estoques, Compras, Técnicas de Negociação, Técnicas de Liderança, Gestão de Materiais e Armazenagem, Gestão da Qualidade, Gestão de Produção, Gestão de Transportes, mais de 200 palestras ministradas a nível Brasil nas principais capitais do Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste com a participação de pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos, com excelentes avaliações, com mais de 2.000 alunos formados, atuando também em cursos In Company em várias empresas de diversos seguimentos: industriais, comerciais e serviços.
Com mais de 20 anos de experiência na Gestão da Cadeia Logística, Transportes, Expedição, Estoques e Almoxarifados, Materiais e Compras (Supply Chain Management), no Desenvolvimento, Qualificação e Homologação de Fornecedores, liderança de grandes equipes, com atuação em empresas nacionais e multinacionais, nos seguimentos: automotivo (montadora), Metalúrgico, Químico, Construção Civil, Transportes e Tratores e Colheitadeiras.

_____________________________________________

Quando: 28 de Junho de 2016
Horario: 08h às 18h 00min
Onde: Auditório da ACIVALE
Carga Horária: 9h/aula
Investimento: R$ 190,00 (Associados ACIVALE)
                           R$ 230,0 (Não Associados ACIVALE)

Consulte pacote acima de 03 participantes.

Inscrições: secretaria@acivale.com.br
Fone: (48) 3658-3679

*A ACIVALE SE RESEVA NO DIREITO DE CANCELAR O CURSO CASO NÃO ATINJA A QUANTIDADE MÍNIMA DE INSCRITOS*

Documentos anexos