Clique-para-ampliar
RELATÓRIO VIAGEM ALEMANHA
Clique-para-ampliar

Há 100 anos a cidade de Essen tinha em sua economia basicamente a fábrica da KRUPP, empresa que detinha 70% do território da cidade. A KRUPP extraía minério, fabricava rodas de trens e depois um dos focos da empresa foi a fabricação de armas. Na guerra, tornou­se uma das principais fornecedoras de armas para Alemanha, consequentemente, virou alvo, sendo devastada quase que por completa.

Após a guerra, ficaram mais de 130.000 desempregados devido ao encerramento das atividades da empresa KRUPP. A cidade devastada precisava ser reconstruída, então as lideranças se reuniram e começaram a planejar a reconstrução, crescimento, geração de empregos e desenvolvimento econômico e social da cidade. Para suprir a necessidade de empregos, e reconstruir o município, a prefeitura com investimentos do governo federal, contratou boa parte dos desempregados para arborizar, restaurar escolas, igrejas, ruas, entre outras. Porém, isso não se suportou por muito tempo.

Conhecemos a estrutura organizacional da cidade, similar a utilizada hoje no Brasil. Entretanto, as remunerações dos candidatos têm alguns diferenciais. Prefeito ganha salário, pois ele não tem como ter duas atividades. Vice-prefeito só ganha salário quando assume o cargo de prefeito interino. Já o legislativo, são 80 vereadores na cidade, todos recebem somente ajuda de custo e 15 euros por reunião para auxílio nos custos de transporte e alimentação, sendo uma reunião por semana.
A saúde possui duas modalidades, ambas pagas, uma subsidiada pelo governo federal, com uma série de limitações onde você só é atendido em caso de extrema emergência. Sintomas como dores de cabeça, enjoo, você deve marcar hora e ir a um clínico. Outro modelo, você contrata um seguro particular, que cobre alguns tipos de atendimentos a mais que o oferecido pelo governo. Antigamente a cidade era extremamente poluída devido à extração de carvão. A poluição no ar era visível, por isso hoje se preocupam muito com questões ambientais. Possuem incentivos à geração de energia limpa, 100% do esgoto tratado, lixeiras espalhadas e muitas árvores. Um dos planejamentos deles é que em 2020 todos os prédios da cidade sejam sustentáveis em energia e água.

Um dos fatos que chamou muito a atenção, é que quase todos os moradores estão ligados a alguma associação, conselho, cooperativa. Seja de entidades, bairros, escolas, são muito participativos e isso já é uma cultura de lá. Eles nos recebem muito bem, fazem isso somente para disseminar a metodologia pelo mundo.
 
Acompanhe o roteiro da comitiva na Alemanha:

Segunda-feira

Consenso de Essen

O Consenso de Essen é formado por entidades privadas, sociedades civis organizadas e poder público. Em 1994 quando foi criado, o Consenso começou a pensar a cidade em longo prazo, com mais de 100 projetos implantados atualmente.

Buscando a realocação para os desempregados, a prefeitura criou empresas públicas para fazer trabalhos de recuperação de áreas verdes, pinturas, parques, porém sem muito sucesso, pois as empresas desses segmentos que já existiam na cidade quebraram. Só então com consenso formado, começaram a criar climas mais favoráveis com políticas de incentivo a novas empresas, com isso gerariam novos postos de trabalho.

O consenso de Essen fez uma chamada de projetos, onde quem tivesse interesse deveria apresentar projetos interessantes, com plano de negócio, percentual que ele teria de dinheiro para o projeto, percentual de mão de obra que ele usaria e o percentual de dinheiro a ser capitado. Os melhores projetos foram escolhidos, e com a ajuda da agência de trabalho, aplicaram os recursos na capacitação das pessoas para trabalhar principalmente em obras.


Câmara de Ofícios

Ofícios são empresas pequenas de até 5 colaboradores, como contabilidades, prestadores de serviços, entre outros. Além do apoio empresarial com consultorias, existem programas de eficiência energética exclusivos para este público. Há mais de 40 anos a cidade de Essen se preocupa com a área ambiental, visto que na extração de carvão, sua região sofreu muito e hoje tem um passivo deixado pelos antepassados.

Em 2010, Essen criou um conceito para essas empresas com incentivo. As empresas se reúnem no mínimo três vezes ao ano para trocarem ideias sobre o tema. Participam de um projeto onde investem em energias renováveis em grupo, cerca de 5 mil euros por empresa. Para dar suporte, a cidade disponibiliza uma equipe de especialistas que auxiliam eles a investir, comprovam a economia de energia e dinheiro caso eles entrem nesse modelo. Os consultores auxiliam inclusive no formato das edificações, para aproveitarem mais a luz do sol, com investimento em novas instalações elétricas, motores, maquinários, entre outros. As novas edificações devem cumprir uma série de obrigações referentes ao tema meio ambiente. Em contra partida, o governo oferece incentivos às empresas que criam materiais voltados a essas áreas, institutos de pesquisa, e empréstimos com juros atrativos.


Terça-feira

Secretaria de Trabalho

A câmara de trabalho de Essen tem 800 colaboradores que atendem a um conselho, formado pela prefeitura, empresários, sindicatos patronais e laborais. O conselho é consultivo e deliberativo quanto à verba que vem para a câmara de trabalho. Atualmente mais de 580 mil pessoas habitam em Essen. Dessas, 35.000 pessoas estão desempregadas. Retirando as crianças e idosos, o índice chega a 12% dos aptos a trabalhar sem emprego. Das 35.000 pessoas desempregadas, 11.000 não tem qualificação profissional (sem qualificação são pessoas que não terminaram faculdades ou cursos técnicos), e muitos ainda estão com idade avançada e/ou doentes. Essas 11.000 pessoas de baixa qualificação, são orientadas para requalificação ou a primeira qualificação. Os encaminhamentos aos cursos profissionalizantes são feitos pela câmara e realizados nas empresas que registram suas vagas na câmara de trabalho.

A câmara não somente registra empregador e empregado. Para a empresa divulgar sua vaga, ela deve enviar a descrição das atividades para aquele determinado cargo. A câmara possui uma equipe de psicólogos que traçam os perfis dos candidatos e indicam as empresas. Pessoas que tenham qualificação, o tempo médio de conseguir outro emprego é de 150 dias.

A câmara trabalha muito com os jovens que estão entrando agora no mercado de trabalho, para que eles não fiquem na mesma situação dos demais. Com programas de jovens aprendizes e principalmente acompanhamento para que eles terminem a escola e depois sigam para cursos profissionalizantes e faculdades.
Atualmente, a Alemanha também tem um seguro social, no nosso caso, bolsa família. Entretanto, lá este seguro tem um prazo de validade, onde a pessoa deve se capacitar, e comprovar que esta em busca de emprego, caso contrário, não recebe mais o benefício. Os desempregados em sua maioria têm mais de 55 anos, geralmente doentes ou com parentes doentes. Grande parte dessas pessoas trabalhava de forma braçal durante anos. A câmara tenta remanejar para serviços de pouca qualificação. Fatores como os de saúde complicam, pois sai das mãos do governo, mas a qualificação e a geração de empregos, eles trabalham constantemente.

Quando a agência descobre que uma empresa está saindo da cidade, eles visitam, identificam o motivo de sua saída e fazem de tudo para suprir essa necessidade e mantê-la na cidade, assim mantendo os empregos.
Hoje, o aviso prévio que a empresa dá ao colaborador é de 90 dias. O mesmo, deve se dirigir imediatamente para agência e avisar que em 90 dias ficará sem emprego. Com isso, muitos nem chegam a ficar desempregados e já são remanejados para outra empresa.


Centro de Eventos

O Centro de Eventos Messe Essen possui mais de 700.000m² de área verde e 250.000m² de área construída, Messe Essen ainda passa por modernizações. Recebendo mais de 1.4 Milhões de pessoas por ano, 200 empregos diretos e 3.500 indiretos. As feiras movimentam toda a economia da cidade, como hotéis, restaurantes, comércios. Hoje 80% dos visitantes das mais de 70 feiras (depende o ano) que acontecem em Essen, são estrangeiros.
Os organizadores tem a preocupação em realizar feiras que tenham forte ligação com a economia local. Algumas feiras como: E­Word, feira de energia e gestão da água, Metpach, feira de embalagens de metais, onde 100% dos líderes mundiais do segmento participam.


Quarta-feira

Agência de Desenvolvimento

Esta agência tem em seu dia-a-dia, pessoas pensando em como desenvolver um ambiente favorável para as empresas investirem ou não saírem de Essen. Como locais para locação e instalação de empresas, sejam indústrias, comércios ou prestadores de serviços, incluindo universidades e moradias para os alunos para qualificação de mão de obra. O governo investe muito em áreas para empresas, deixam tudo pronto como se fosse um loteamento. Criam critérios para garantir o máximo nível de atratividade para que as empresas comprem os lotes. A agência contratou uma empresa de arquitetura que elaborou um guia onde as edificações devem se basear, por exemplo: área verde, sem cercas, etc.

Eles criam um ambiente onde dificilmente uma empresa vai querer mudar de cidade, focam em empresas da cidade que precisam expandir. Como eles tem um ótimo relacionamento com as empresas, eles as mapeiam, focando nas que não sejam indústrias poluentes ou que façam muito barulho, as visitam e oferecem os locais. Quando tem mais empresas interessadas no mesmo espaço, existem critérios para avaliar qual será escolhida. Existe também uma área para a indústria pesada, em locais mais retirados com uma distância mínima para moradias.

Atualmente a agência tem uma equipe que não faz nada mais do que visitar a cidade e verificar áreas onde existem terrenos ou construções de baixa ocupação, onde eles possam comprar e executar um melhor aproveitamento de espaço. Nos últimos 25 anos foram investidos aproximadamente 500.000.000 de Euros, a previsão é de 1Bi do município e 1Bi de recursos captados de fora. Para ofertar os locais e a cidade em si, eles participam de feiras para divulgar os espaços.


Geno Bank, Cooperativa de Crédito

Cooperativa de Crédito Geno Bank, na Alemanha o banco central empresta dinheiro aos bancos a juro negativo. O crédito imobiliário para construção de casas ou edificações industriais é de 1% a 1,5% ao ano. Hoje, na Alemanha, deixar dinheiro no banco é prejuízo, tem que investir. As cooperativas são um dos meios mais fáceis de Micro e Pequenas Empresas terem acesso a investimentos, com agilidade e sem burocracia.


Quinta-feira

Câmara do Comércio e da Indústria de Essen

A Câmara do comércio e da indústria é o local onde as pessoas que querem abrir negócio procuram. A câmara realiza palestras todos os meses sobre como abrir uma empresa, trâmites legais, tributação, plano de negócios, marketing, finanças, aposentadoria, e demais temas, de forma gratuita. Quando o empreendedor chega com uma ideia, eles auxiliam na elaboração do plano de negócios, contudo, são bem claros quanto à viabilidade do negócio. Se o projeto tem realmente chances de dar certo, eles prestam consultoria por 6 meses e acompanham a empresa por este período. Posterior a isso, se o empreendedor desejar, ganha até 50% de subsídio em demais serviços de consultoria que queira. Oferecem também consultoria jurídica e tributária sem precisar de contra partida da empresa.

Outra assessoria que a câmara oferece, é de exportação e importação, com parceria do governo alemão e da Prefeitura de Essen. Além da consultoria, organizam as empresas para expor em feiras do seu setor no Brasil ou países que queiram exportar. Todas as empresas devem ser associadas à Câmara do Comércio e da Indústria de Essen.


Serviços de Lixo

Visitamos a empresa de resíduos de Essen, onde 51% são da prefeitura e 49% privada. Atualmente tem 800 colaboradores onde 130 são de cargos administrativos e os demais fazem serviços externos. Essen gera 700 toneladas de lixo por dia, que são recolhidas uma vez a cada duas semanas. Devido ao clima os lixos orgânicos não exalam odores.

Para a coleta são pagos valores anuais e por morador na residência, a taxa mínima é de 109 euros por ano e por pessoa para uma quantidade de 40 litros semanais, caso exceda, paga mais. A empresa de lixo entrega gratuitamente dois tipos de recipientes que são para papel/papelão e plástico. Para o lixo orgânico e misto, pagasse outros dois tipos de recipientes e um adicional na taxa de coleta. Isso acabou incentivando as pessoas a fazer compostagem em casa. A empresa também recolhe uma taxa de limpeza, geralmente nas ruas onde eles executam as limpezas que são escolhidas pela câmara de vereadores. O valor cobrado é de 7 a 9 euros por metro da frente do imóvel. Essa limpeza também já está inclusa a de inverno, que lá é bem rigoroso onde as estradas ficam cobertas de neve.


Sexta-feira

Incubadora TrippleZ

Fundada em 1996, a incubadora TrippleZ funciona há 20 anos. Depois da guerra e do fechamento da empresa Krupp, o consenso de Essen criou a incubadora para ajudar a desenvolver a cidade atraindo e incentivando novos empreendedores. Para isso, fizeram uma S.A. onde a prefeitura, empresas, empresários e também a população podem comprar ações da incubadora. Até sua localização foi pensada, colocaram em um bairro com um dos maiores índices de desempregos que tinham na cidade. Hoje, é uma área bem valorizada e desenvolvida.

Mais de 300 empresas passaram ou ainda estão instaladas em sua área. Atualmente, 89 das primeiras empresas ainda estão instaladas na incubadora. Das empresas que não fazem mais parte, somente 15% saíram da cidade e se instalaram em outras regiões e 13 das mais de 300 empresas que passaram por lá, saíram do mercado.

Para instalar a empresa na incubadora, deve-se apresentar uma prévia de um plano de negócios, a TrippleZ ajuda o empreendedor a identificar se o que ele está se propondo a empreender é viável ou não. Quando viável, eles permitem que a empresa se instale na incubadora. Outro critério é que ela seja sinergicamente interligada com as demais já instaladas, e que não tenha outra empresa do mesmo seguimento. A empresa tem contrato de aluguel de 5 anos, prorrogados por 5 anos. Porém, existem hoje empresas que estão lá há 20 anos. Mas na média as empresas ficam de 4 a 5 anos. Existem relatos de empresas que começaram com 5 colaboradores e 7 anos depois estavam com 40.Os preços para se instalar na incubadora são mais caros do que locais próximos, eles tem grande preocupação com imobiliárias e não se tornarem um concorrente da sua região. Contudo quando divulgam na internet que tem espaços, em poucas horas eles locam.

Alguns exemplos de empresas: design industrial, testes de materiais, consultoria, contabilidade, empresas de biogás, iluminação de eventos, organizadora de feiras, marcenarias.
A TrippleZ oferece aos incubados salas de reuniões, auditórios para palestras, estacionamento, internet extremamente rápida, energia de qualidade, entre outros. Além disso, ela auxilia a conseguir alvarás na prefeitura, bombeiro, até a capitar investimentos.


Fonte: Dhiego Della Giustina - Agente de Articulação do DEL BN