Clique-para-ampliar
Palestra com Marcelo Gasparino - "A Governança Corporativa e a sua importância nas empresas, das pequenas as de capital aberto"
Clique-para-ampliar


Palestra - Marcelo Gasparino - "A Governança Corporativa e a sua importância nas empresas, das pequenas as de capital aberto".


Palestra - Carlos Alberto Chiodini - "Dinamiza SC - Incentivando o empreendedorismo Catarinense" Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina.


________________________________________________
MARCELO GASPARINO

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Programa CEO FGV 2016/2017

(IBE/FGV/IDE)

Conselheiro de Administração Certificado por Exame.

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC

Componente do Banco de Conselheiros e Comunidade CCI

IBGC

MBA em Auditoria, Controladoria e Finanças (Cursando)

Fundação Getulio Vargas - FGV

Especialização em Administração Tributária Empresarial

ÚNICA/ESAG

Graduação em Direito

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC



MINICURRÍCULO

Membro de conselhos de Administração e Fiscal e Presidente de Conselho de Administração, membro e coordenador de comitês de finanças, auditoria, riscos, jurídico, compliance e partes relacionadas em companhias abertas.

Advogado Especialista em Administração Tributária Empresarial pela ESAG e MBA em Controladoria, Auditoria e Finanças (cursando). É Presidente do Conselho de Administração da ETERNIT, Conselheiro de Administração da AES ELETROPAULO,  CEMIG e KEPLER WEBER, e membro suplente do Conselho Fiscal da PETROBRAS. Foi Presidente do Conselho de Administração da Usiminas, membro dos conselhos de Administração  da  Bradespar, Battistella, Celesc, Eletrobras, Tecnisa e SC Gás e Vale, além da própria Usiminas. Foi Conselheiro Fiscal da Bradespar, AES Eletropaulo, AES Tietê, Eletrobras e da Renuka Brasil. É Presidente do Comitê de Partes Relacionadas da AES Eletropaulo e membro do Comitê de Finanças, Auditoria e Riscos da CEMIG . Foi Coordenador do Comitê Jurídico e Compliance da ETERNIT. Foi sócio-fundador e Presidente do Conselho Consultivo do escritório Gasparino, Sachet, Roman, Barros & Marchiori Advogados,  onde atuou como advogado até 2006. Iniciou sua carreira executiva como Diretor Jurídico-Institucional da CELESC em 2007. Participa do Programa CEO FGV 2016 (IBE/FGV/IDE). Cursou do Programa Executivo sobre Fusões e Aquisições pela London Business School e de cursos específicos nas áreas financeira e estratégica no IOD – Institute of Directors, em Londres. É co-fundador e Coordenador do Capítulo Santa Catarina, Conselheiro de Administração Certificado e compõe o Banco de Conselheiros do IBGC. É membro da Comissão Técnica da AMEC. Com sólida formação em Governança Corporativa e experiência em conselhos de administração e fiscal contribuiu para o IBGC e para a AMEC na construção do Código Brasileiro de Governança Corporativa – “CBGC” e a partir do seu lançamento o inseriu como instrumento de trabalho em todas as companhias que está atuando, em especial o modelo “APLIQUE OU EXPLIQUE”, sistema que reconhece a prática da governança corporativa é uma jornada e não deve se traduzir em um modelo rígido de regramento aplicável igualmente a todas as companhias. Com passagens em companhias dos setores de geração, transmissão e distribuição de energia, distribuição de gás natural, mineração, siderúrgico e transformação do aço, portuário, indústria de base, construção civil, materiais e acabamentos da construção civil, distribuição de veículos e holding adquiriu  conhecimentos na indústria, no comércio e nos serviços, skills que permitem contribuir construtivamente nas mais diversas matérias e estratégias que são tratadas nos conselhos que participa, tais como turn aroud, estrutura de capital, merger & acquisitions, venda de ativos non core, sucessão de executivos, dentre outros.

 
_________________________________________________
CARLOS ALBERTO CHIODINI

Carlos Alberto Chiodini é o atual Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina. Assumiu a pasta em fevereiro de 2015, licenciando-se do seu segundo mandato como deputado estadual. É presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema), presidente do Conselho Estadual de Saneamento de Santa Catarina (Conesan), membro do Conselho Superior do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), membro do Conselho Administrativo do Sapiens Parque, membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e membro do Conselho de Administração da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc). Natural de Jaraguá do Sul, Carlos Chiodini tem 35 anos, é graduando em Gestão Pública pela UniCesumar e empresário do ramo de combustíveis.



Data: 14 de Setembro de 2017
Horário: 19h30
Local: Clube Cruzeiro de Braço do Norte


Incrições Gratuitas e Limitadas


Link para inscrição - QUERO ME INSCREVER