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CURSO: FORMAÇÃO E ANÁLISE DE PREÇO DE VENDA- Industrial e comercial
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1. OBJETIVOS DO CURSO
 
Proporcionar o entendimento e a utilização de ferramentas imprescindíveis à tomada de decisões gerenciais ligadas aos custos de compra e preços de venda praticados. Ao final do curso oparticipante terá condições de elaborar planilhas de preços de venda tecnicamente consistentes e analisar os preços praticados em termos de rentabilidade.
 
 
2. PÚBLICO-ALVO
 
Administradores de empresas industriais, varejistas ou atacadistas que lidam com formação e análise de preços de venda, gestores de compras, gerentes comerciais, contadores, economistas, estudantesde graduação em Ciências Contábeis, Administração ou Economia e demais interessados no tema (escolaridade mínima sugerida: 2º. grau completo).
 
 
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 
3.1 - Contexto e conceitos:

a) Contextualização: visa situar o participante acerca da importância da 
gestão de custos e preços na atualidade;

b) Conceitos Fundamentais: uniformiza o conhecimento dos participantes em relação aos termos técnicos, possibilitando a adequada interpretação e utilização 
dos fatores da área de custos e preços a serem ministrados posteriormente;

c) Exercícios de fixação.

 
3.2 - Preço de Venda à Vista:

a) Cálculo do Preço de Venda Orientativo (preço mínimo a ser praticado): o participante aprenderá a calcular o preço de venda, abrangendo o cálculo do custo decompra de mercadorias (considerando os aspectos tributários e demais fatores como frete, seguros e outros), a taxa de marcação (mark-up) para determinar o preço de venda (envolvendo fatores comotributos incidentes sobre as vendas, comissões, margem de lucro, franquias etc.) e o tratamento a ser dispensado aos custos indiretos;


b) Exercícios de fixação (resolvidos em planilha Excel, disponibilizada aos participantes).

 

3.3 - Conceitos de Matemática Financeira Aplicáveis nas Decisões de Compra e Venda:

a) Uso de conceitos da matemática financeira: para calcular corretamente custo de compra, mark-up e preço
de venda é necessário utilizar o conceito matemático “Valor Presente”, que possibilita determinar valores sem as distorções ocasionadas pelos prazos respectivos. Tais distorções são simplesmente ignoradas pela maioria das empresas;

b) Análise de alternativas de compras: o participante terá respostas para perguntas como:
(i) É melhor comprar no início ou no final do mês?;
(ii) Por quecomprar com 30/60 dd não é igual à compra com prazo de 45 dd?;
(iii) Que erro cometem as empresas que emitem nota fiscal de venda no último dia do mês?; 

c) Gestão financeira de estoques:
como calcular o prazo de estocagem, o custo financeiro do estoque e o estoque excedente;

d) Exercícios de fixação (resolvidos em planilha Excel, disponibilizada aos participantes).


3.4 - Preço de Venda a Prazo:

a) Determinação do preço de venda a prazo: o participante aprenderá 
sobre as três formas de incluir o “acréscimo financeiro” nas vendas efetuadas a prazo. Saberá que naforma tradicionalmente utilizada pela matemática financeira a empresa está perdendo na venda a prazo e que a inclusão do acréscimo financeiro por dentro do mark-up penaliza o cliente. Assim,evidenciar-se-á a metodologia mais recomendada tecnicamente, que consiste em utilizar uma fórmula específica para tal finalidade, abrangendo todos os fatores relacionados com a venda (tributos,comissões, lucro, custo do produto e respectivos prazos);

b) Exercícios de fixação (resolvidos em planilha Excel, disponibilizada aos participantes).

 
3.5 - Influência dos Prazos de Pagamento das Compras, de Recebimento dos Clientes e de Estocagem no Resultado (Lucro) Final das Vendas:

a) Influência dos prazos no lucro das vendas: 
o participante aprenderá como os prazos de pagamento, estocagem e recebimento interferem narentabilidade das vendas e como agir para melhorar a lucratividade, através da gestão desses prazos. Assim, 
(i) poderá escolher entre as ofertas dos fornecedores que tenham prazos distintos e

(ii) 
aprenderá que se administrar os prazos de compra, estocagem e vendas adequadamente poderápraticar preços mais competitivos e até, em alguns casos, vender por preço abaixo do custo de compra e ainda lucrar na venda;

b) Exercícios de fixação (resolvidos em planilha Excel,disponibilizadas aos participantes).
 
 
3.6 - Relatórios de Análise de Rentabilidade:

a) Relatórios para análise dos preços praticados: 
através do conceito de “margem de contribuição” o participante aprenderá a elaborar relatórios 
gerenciais que permitem identificar:
(i) quais os produtos mais rentáveis,
(ii) quais as linhas de
produtos mais lucrativas, 
(iii) quais regiões de venda proporcionam maior rentabilidade,
(iv) que 
canais de distribuição são os mais interessantes,
(v) quais clientes devem ser priorizados,
(vi) qual a
rentabilidade das lojas ou unidades industriais,
(vii) quantas unidades a mais devem ser vendidas 
para justificar uma campanha publicitária etc.;

b) Exercícios de fixação (resolvidos em planilha Excel,
disponibilizada aos participantes).

 
4. METODOLOGIA 
 
Sempre buscando um enfoque de aplicação prática dos temas abordados, serão empregadas as 
seguintes metodologias:
-Discussão preliminar acerca dos tópicos componentes do programa. 
-Exercícios numéricos.
-Estudos de casos reais.
-Apresentação e/ou elaboração de planilhas (Excel).
 
 
 
5. CARGA HORÁRIA PREVISTA
 
O curso tem duração de 12 horas, divididas em quatro aulas de 3 (três) horas (com 10 minutos de 
intervalo). Horários e datas a definir.
 
 
6. MATERIAL DIDÁTICO
 
- Apostila baseada no livro “Análise de custos e preços de venda: ênfase em aplicações e casos 
nacionais”, publicado pela editora Saraiva (2019), de autoria do professor do curso, que será
distribuída aos participantes e servirá de base para as aulas do curso.
- Planilhas Excel contendo a resolução dos exercícios estudados (envio aos participantes por e-mail 
ou pen-drive).
- Excel, calculadora científica ou financeira (a cargo do participante). 
- Aulas ministradas com projetor multimídia (datashow).
 
7. INSTRUTOR
 
Rodney Wernke: Contador (CRC-SC 19471); Pós-graduação (Especialização) em Gerência de 
Custos – UNISUL; Pós-graduação (Especialização) em Contabilidade Gerencial – UNISUL; Mestre
em Engenharia de Produção – UFSC; Doutor em Engenharia de Produção - UFSC; Ex-Professor no 
curso de graduação em Administração da UNISUL (Tubarão) – 1995 a 2018; Ex-professor
concursado do Programa de Mestrado em Administração e Contabilidade da UNOCHAPECÓ – 2014 
a 2018; Professor em cursos de especialização/pós-graduação de várias universidades; Consultor de
custos e finanças; Autor dos livros: Custos Logísticos (Ed. Mundo Logística/Curitiba, 2014); Gestão de 
Custos no Comércio Varejista (Ed. Juruá/Curitiba, 2010, 1ª.ed.); Gestão Financeira (Ed. Saraiva/São
Paulo, 2008), Análise de Custos e Preços de Venda (Ed. Saraiva/São Paulo, 2ª. ed. em 2019.), 
Gestão de Custos (Ed. Atlas/São Paulo, 2001, 4ª.ed.) e Custos da Qualidade (CRC-RS/Porto Alegre,
1999). Publicou mais de 340 artigos em congressos científicos nacionais/internacionais e revistas 
científicas. Integrante da comissão de avaliação de artigos do Congresso de Controladoria e 
Contabilidade da USP (Universidade de São Paulo), do SEMEAD (Seminários em Administração, do
Programa de Pós-graduação em Administração da FEA/USP), do Congresso Brasileiro de Custos 
(CBC) e do Simpósio de Engenharia de Produção da UNIFESP (SIMPEP). Atua como avaliador de 
artigos submetidos à Revista Contabilidade e Finanças – USP, Revista Brasileira de Gestão e
Negócios (FECAP-SP), Revista GEPROS (UNIFESP-SP), Revista Contemporânea de Contabilidade 
(UFSC), Revista Contabilidade Vista & Revista (UFMG), Revista Contabilidade e Controladoria - 
RC&C (UFPR), Revista Ambiente Contábil (UFRN), entre outras.  Currículo no padrão Lattes/CNPq
disponível no site: http://lattes.cnpq.br/7718451653661277
 
 
 
Quando: 20,21 e 27,28 de Agosto de 2019
Horário:  Das 19 às 22hs
Onde: Auditório ACIVALE
Carga Horária: 12 horas aulas
Investimento: R$ 320,00(associados ACIVALE)
                          R$ 380,00(Não associados ACIVALE)
Confira pacotes acima de 03(três) participantes

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Inscrições: [email protected]
Fone: (48) 3658-3679
 
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