Clique-para-ampliar
Ferrovia Litorânea é uma das prioridades
Clique-para-ampliar
A Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) sediou na noite desta terça-feira (18) a reunião plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). O encontro foi marcado por debates sobre o desenvolvimento da região e as mudanças de cargos na diretoria da federação.

Uma das questões da pauta foi  a análise da situação da Ferrovia Litorânea, estrutura que prevê ligar todos os portos catarinenses à malha ferroviária brasileira e está com o projeto parado desde 2015 por um entrave envolvendo a questão indígena no Morro dos Cavalos, em Palhoça.

O vice-presidente da Facisc Regional Sul Carlos Fornazza, afirmou que a ferrovia tem sido planejada desde 1872 e há mais de 15 anos iniciou-se um estudo para desenvolver o projeto de construção que continua sem soluções. “Não temos a caneta na mão, mas estamos nos bastidores em busca da concretização desse projeto. Assim como lutamos há tanto tempo pela construção do Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, a Ferovia Litorânea é uma das prioridades da Facisc e vamos unir forças para que esse projeto saia do papel”, ressalta.

A reunião contou com a presença de lideranças políticas do município como o prefeito Roberto Kuerten Marcelino, a presidente da Câmara de Vereadores Maria Kulkamp e o secretário da ADR Ricardo Medeiros. Os políticos se colocaram à disposição nessa força-tarefa em prol do desenvolvimento do Sul catarinense.

Samuel Ramos de Lima é o novo VP Regional Sul da Facisc

Além da apresentação de propostas de melhorias e debates sobre o desenvolvimento da região, a plenária realizou a eleição do novo vice-presidente Regional Sul da Facisc. O atual VP Carlos Fornazza fez uma breve apresentação do trabalho desenvolvido durante sua gestão e agradeceu a todos que contribuíram com a evolução da regional. Durante a solenidade, o presidente da Facisc Ernesto João Reck deu posse ao novo VP, o empresário Samuel Ramos de Lima, da Associação Empresarial de Garopaba (Acig). “Agradeço a oportunidade e pretendo dar continuidade ao trabalho do Fornazza na busca de soluções junto à Facisc que possam contribuir com o crescimento da nossa região. Fico a disposição de todos para juntos fortalecermos essa entidade”, relata Samuel.

O presidente Reck enalteceu o trabalho da regional Sul e revelou que o atual VP Carlos Fornazza permanece na diretoria da Facisc em outro setor. “Temos 146 associações empresariais em todo o Estado e procuramos acompanhar os trabalhos de todas. Essa também será uma das últimas plenárias que atuo como presidente e percebi o quanto o associativismo é forte em SC. Nossos núcleos são como o pulmão da entidade e vamos continuar trabalhando com uma voz única”, destaca o presidente.

O presidente da Acivale Roberto Michels agradeceu a presença de todos e reforçou o pedido de envolvimento da classe empresário nos pleitos locais. “Ser empresário vai muito além de empreender. Ser empresário é se doar e pensar no coletivo. Precisamos nos unir e buscar o fortalecimento da nossa região”, enfatizou.