Lideranças do Vale de Braço do Norte elencam prioridades ao vice-governador
As entidades dos setores público e privado da região do Vale de Braço do Norte têm unido forças em busca do desenvolvimento do Sul catarinense. Na manhã dessa sexta-feira (21), o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, acompanhado do deputado federal Celso Maldaner e outras lideranças políticas do Estado participaram de um encontro com os representantes das entidades locais na sede da Acivale.

Durante a visita, o presidente da associação empresarial Roberto Michels, entregou um ofício assinado por todas as entidades que compõe o programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) de Braço do Norte com algumas reivindicações de melhorias na infraestrutura. Uma das prioridades é a construção do Anel Viário na Capital do Vale. A obra está orçada em R$ 20,4 milhões e ligará o município a Grão-Pará e Rio Fortuna, além da SC-370 com a construção de três pontes. O vice-governador relatou que um dos principais entraves serão as indenizações aos proprietários das terras que envolvem a obra.

Após o debate, o vice-presidente da Regional Sul da Facisc, Carlos Fornazza, solicitou o levantamento dos nomes dos proprietários que serão indenizados para que por meio do DEL, se busque um consenso entre as partes para viabilizar os custos e dar celeridade a obra.

Conheça as prioridades reivindicadas ao governo do Estado:

- O DEL por meio de ofício, solicita que sejam priorizados a construção do Anel Viário fundamental para o desenvolvimento da região que já não suporta mais o trânsito elevado de veículos no centro da cidade.
 - Execução do projeto de restauração da rodovia SC-370 no trecho Tubarão a São Ludgero. Principal rodovia de ligação às serras catarinenses e principal rodovia de escoamento do setor produtivo da região.
 - Restauração da via e inclusão de acostamento na rodovia SC-370 trecho Braço do Norte a Grão-Pará. Rodovia que após o término do asfaltamento na Serra do Corvo Branco, aumentará o tráfego em 1,5 mil carros/dia, segundo o Deinfra.
 - Estudo de elaboração do projeto de Anel Viário em São Ludgero
- Restauração da rodovia SC-108 sentido Braço do Norte a Rio Fortuna
- Conclusão da rodovia Ivane Fretta Moreira.