Suspensão de voo é questionada pela classe empresarial
Os voos da Azul Linhas Áreas terão novas alterações a partir do dia 1º de setembro no Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna. Com as mudanças solicitadas e já aceitas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), voos serão excluídos e novas opções estarão à disposição dos passageiros. As alterações já estão disponíveis no sistema de vendas da companhia.

Nas segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras, o voo das 6 horas que decola do Aeroporto de Jaguaruna em direção ao Aeroporto de Viracopos, em São Paulo, não estará mais disponível.
Atentos a essa decisão, a Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) e mais 15 associações empresariais do Sul e Extremo Sul, que representam aproximadamente oito mil empresas na região, enviaram ofício a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A ?solicitando a ?permanência dos horários atuais, uma vez que a decisão de alteração dos horários, impactará diretamente na rotina dos empresários responsáveis pela geração de negócios e desenvolvimento sócio econômico do Sul catarinense.

“A construção do Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi foi um pleito defendido pela classe empresarial da região, visto a grande demanda existente para viagens, ligando a região a São Paulo. Com indústria, comércio e serviços, pujantes na região, os deslocamentos aos grandes centros do país são constantes, necessitando a otimização de agendas de negócios. Os horários atuais da companhia aérea viabilizam que os usuários da região se desloquem e retornem no mesmo dia”, explica o documento.

O ofício foi assinado pela Acivale de Braço do Norte, Acic de Criciúma, Acit de Tubarão, Aciva de Araranguá, Acig de Garopaba, Acif de Forquilhinha, Acim de Imbituba, Acijam de Jacinto Machado, Acil de Laguna, Acil de Içara, Asseg de Gravatal, Acis de Sombrio, Acirj de Jaguaruna, Aenove de Nova Veneza, Acio de Orleans, Acirf de Rio Fortuna e pelos vice-presidentes da Facisc da Regional Sul e do Extremo Sul.

Alterações em agosto

Outros voos também sofrerão alterações de horários já no mês de agosto. À tarde, a aeronave da Azul decolará às 13h30min do Aeroporto de Viracopos com chegada em Jaguaruna às 14h55min. Atualmente, o voo deixa São Paulo às 12h40min e chega ao Sul do Estado às 14h10min. Consequentemente, o voo sairá mais tarde do Humberto Ghizzo Bortoluzzi, portanto, às 15h20min e não mais às 14h40min, como ocorre atualmente. Assim, o pouso altera das 16 horas para as 16h40min no Aeroporto de Viracopos. No entanto, a maior mudança ocorrerá no período noturno, quando o voo que sai de Viracopos deixará o empreendimento às 23h15min e não mais às 21h30min, como ainda ocorre. Com esta alteração, o pouso em Jaguaruna não será mais às 23 horas e passará para a 0h45min.

RESPOSTA DA AZUL

Acusamos o recebimento do e-mail referente à suspensão do nosso voo noturno no Aeroporto de Jaguaruna.

Lamentamos a decisão porém fizemos de tudo para evitar tal decisão.

Informamos ainda que a alternativa da suspensão pelo voo noturno foi proveniente de vários reportes de nossos tripulantes sobre o perigo aviário o que ocasionou vários incidentes de colisões com pássaros felizmente sem nenhum problema maior. Aliado a isso, a performance dos voos no aeroporto de Jaguaruna está com a performance negativa por um longo período o que não faz tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Esperamos poder rever tal situação no momento em que notarmos a reação necessária do mercado bem como as adequações para que episódios como os citados sejam reduzidos.

Ficamos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários contando desde já com a preciosa compreensão

Saudações

Ronaldo da Silva Veras