Empreendedorismo é evidenciado na 142ª AGE em Braço do Norte
Conhecido por sua economia diversificada e consolidada, o município de Braço do Norte sedia a 142ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc). Intitulado “Vale dos Negócios”, o Vale do Braço do Norte recebe mais de 400 jovens empreendedores de diferentes cidades de Santa Catarina que participam de uma intensa programação que fomenta negócios e apresenta as potencialidades do local.

Na noite desta quinta-feira (14), os empreendedores prestigiaram a palestra do advogado catarinense Marcelo Gasparino, que abordou o tema: “A governança corporativa e a sua importância nas empresas, das pequenas as de capital aberto”. Gasparino compartilhou experiências e apresentou os princípios e pilares para uma boa gestão, principalmente nas empresas familiares, que enfrentam dificuldades na hora da sucessão. “Esse é o grande desafio, preparar o sucessor e saber conviver com executivos profissionais. Existe um encanto na empresa familiar que é o amor pelo negócio, e quando consegue conjugar esse amor com competência é o segredo do sucesso”, relata.

Os jovens também ouviram os relatos do diretor-presidente do Grupo Copobras, Mário Schlickmann. A empresa familiar é destaque nacional no segmento de descartáveis e contribui com o desenvolvimento da cidade. “Hoje São Ludgero conta com mais de 40 recicladoras de plástico, somos referência no setor. Nossa região é empreendedora. O segredo é valorizar as pessoas e trabalhar com bons profissionais. Pensar grande e pensar pequeno é a mesma coisa, prefiro pensar grande!”, enfatiza.  Em seguida, os participantes interagiram com os empresários com perguntas e troca de experiências.

Dinamiza SC
A noite seguiu com a participação do o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, Carlos Alberto Chiodini, que compartilhou os principais programas do governo com o Dinamiza SC. O Estado registrou um crescimento de 6,5% na abertura de empresas em 2017, e crescimento de 16,8% nas exportações. O governo do Estado tem investido em diversos programas como o startup weekend, geração Tec, centros de inovação, e principalmente para facilitar a abertura de empresas foi lançado o SC Bem Mais Simples. O programa prevê o enquadramento empresarial simplificado (EES) com base nas informações constantes da autodeclaração dos empreendedores”, detalha.

Empreendedores participam de Papo E-Commerce
A troca de ideias e informações continua nessa sexta-feira (15) com as visitas técnicas à empresa Copobras, que é líder nacional no segmento de descartáveis, e à Moldurarte, maior indústria de molduras da América Latina. Os participantes terão ainda a oportunidade de participar do Papo E-Commerce com o fundador da Idealize Tecnologia, Rafael Cunha, que é bacharel em Sistemas da Informação pela Unisul e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos de Software pela PUC-PR. Além da assembleia, o evento também será marcado pela eleição da nova diretoria do Cejesc que assumirá o conselho nos próximos dois anos.
A AGE encerra com a reunião da diretoria executiva e a interação entre os participantes. A programação é aberta ao público geral.

A AGE
O Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc) é o maior movimento jovem empreendedor do Brasil. Periodicamente, reúne, nas suas Assembleias Gerais Ordinárias (AGO), jovens de vários municípios catarinenses. Durante as assembleias ocorrem as trocas de ideias e são promovidos encontros com empresários e representatividades da classe política estadual, apesar de ser um conselho apartidário. Pensando na capacitação, são realizadas visitas técnicas a empresas que contribuem para o conhecimento de casos de gestão, processos e projetos de sucesso.

Anexos desta publicação

ASSOCIADOS JANEIRO 2018