Clique-para-ampliar
Canil Setorial será entregue em Braço do Norte
Clique-para-ampliar
A região do Vale agora conta com reforço na segurança. Na próxima quinta-feira (23), ocorre a inauguração do Canil Setorial da Polícia Militar, em Braço do Norte. O município é o único da Amurel que conta com o apoio de cães inibidores de crimes. O evento está marcado para as 17 horas, na Guarnição Especial de Braço do Norte, no bairro Santa Augusta. A estrutura é resultado da união de forças entre a Associação Empresarial de Braço do Norte (Acivale), com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Polícia Militar do município.
 
De acordo com o comandante do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e do Canil, tenente Daniel Tomazelli, a estrutura está em fase de conclusão e a previsão é que até a próxima semana esteja pronta para abrigar os três cães que auxiliarão nas ações de rastreio de fugitivos, resgate e busca de entorpecentes. “Temos dois cães pastores belga malinois que já trabalham na região e um filhote fêmea de labrador que está em treinamento. A presença do cão é um grande diferencial nas buscas por ter um faro apurado e nos auxiliará nas ocorrências principalmente de busca em mata e guarda e proteção”, relata.
 
Para o presidente da Acivale, Roberto Michels, a inciativa é válida e deverá ser prontamente apoiada pela comunidade, visto os benefícios para a segurança pública. “Todas as ações que preveem a melhora da segurança em nosso município são válidas e devem receber apoio das entidades, bem como, do poder público”, salienta. Serão diretamente beneficiados os municípios de Braço do Norte, São Ludgero, Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Gravatal, Armazém e São Martinho.
 
Curso inédito forma PMs em patrulhamento urbano

Além da inauguração do Canil Setorial, na próxima quinta também ocorre a formatura da turma do curso de Patrulha Urbana e promoção de militares. Segundo o tenente Tomazelli, o curso é inédito na região e inicia neste domingo encerrando com a formatura. A capacitação envolve 35 policiais da região que receberão treinamento em modalidade especializada com a participação de especialistas de destaque no Estado. O curso oferece ao policial conhecimento das mais recentes técnicas e táticas de ações em ocorrências de patrulhamento motorizado; processos de abordagem policial em áreas urbanas e em situações de alto risco; prepara para atuar em situações de elevado nível de estresse e desgaste físico, entre outras ações. “O curso é outro diferencial na nossa região que reforça o preparo do policial em outras modalidades auxiliando na segurança da população com mais eficácia”, ressalta.