Clique-para-ampliar
Entidades empresariais unem forças em prol das demandas do Sul
Clique-para-ampliar
Unir forças em prol das demandas da região. Esse foi o principal objetivo da reunião Plenária Extremo Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que ocorreu na noite desta quarta-feira (28), na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O encontro reuniu presidentes, diretores, nucleados e executivos das entidades empresariais, prefeitos, presidentes das câmaras municipais e empresários que receberam o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira.

A classe expos as principais reivindicações da macrorregião com expectativa de uma atenção especial de Moreira como representante do Sul no comando do Estado. Um único documento denominado “Pacto pelo Sul”, contendo demandas nas áreas de infraestrutura, inovação, saúde e educação, foi entregue ao governador. “Esse encontro foi uma importante oportunidade de mostrarmos as prioridades da região ao governo do Estado e unirmos forças para alcançar o desenvolvimento macrorregional”, enfatizou o empresário Carlos Becker Fornazza, que representou a Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) junto a outros empresários da região da Amurel.

“Sempre ouvimos que o Sul é a bola da vez, mas essa bola da vez nunca vem. Assim como nós empresários temos feito um trabalho de guerra para com o desenvolvimento, queremos pedir a reciprocidade do Estado. A oportunidade de ter um governador da nossa regional é de extrema importância porque a sua visão é de conhecimento da nossa realidade”, destacou o vice-presidente Regional Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Samuel Ramos de Lima.

Governador garante ações na região

O governador do Estado garantiu que uma série de ações serão realizadas no Sul. “Vamos lançar uma série de ações para os dez próximos meses. As demandas do Sul serão prioritárias para mim. Vamos lançar a Interpraias e licitar o Centro de Inovação de Criciúma. Quanto a estadualização do Hospital Santa Catarina ainda não podemos estadualizar porque a instituição é um patrimônio da cidade, precisamos resolver isso primeiro”, colocou Moreira.
 
Reivindicações - Pacto pelo Sul

Educação

Implantação do curso de Medicina na Ufsc – polo Araranguá
Estímulo à educação empreendedora
Estímulo à profissionalização técnica

Saúde

Estadualização do Hospital Materno Infantil Santa Catarina
Rede de Proteção à Vida – Promoção de um movimento contínuo na divulgação de apoio emocional, psicológico e psiquiátrico, buscando a prevenção do suicídio.

Inovação

Construção dos centros de inovação de Tubarão e Criciúma
Região Metropolitana Carbonífera
Projeto de Turismo Regional
Projeto de Vocação Econômica
Política de atração de novas empresas para a região

Infraestrutura

Sinalização da BR-101
Ferrovia Litorânea
Aeroporto Regional
Porto de Imbituba
Rodovia BR-285
Serra do Corvo Branco
Revitalização da SC-445 – Içara
Revitalização da SC-445 – Urussanga/ Morro da Fumaça
Rodovia Ivane Fretta Moreira
Serra do Faxinal