Clique-para-ampliar
Braço do Norte receberá 16ª edição do Feirão do Imposto
Clique-para-ampliar
Você sabe quantos por cento do valor de cada produto é referente aos impostos? E quantos por cento das obras públicas prometidas são finalizadas com eficiência? Alguns jovens empreendedores estão atentos a estas informações e, desde 2002, buscam alertar à população por meio do evento denominado “Feirão do Imposto”. Esse ano, os empreendedores do Núcleo Jovem da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) promovem a 16ª edição da ação educativa. O tema do evento é “menos discursos, mais eficiência no uso dos impostos – pague dois e leve um”. A campanha propõe ser marcada por ações de guerrilha apresentando benefícios públicos pela metade, fazendo crítica a maneira como o dinheiro público é empregado, bem como, obras abandonadas e feitas sem o devido planejamento.
De acordo com o coordenador do Feirão do Imposto, em Braço do Norte, Ezequiel Vieira, o projeto busca mostrar ao consumidor a realidade sobre o quanto a população paga em impostos e o quanto disso é destinado e bem empregado em ações para benefício público. “Este ano iremos trabalhar em cima de duas obras públicas inacabadas na região: uma será o Cedup de Rio Fortuna, uma obra com investimento estimado em mais de R$ 8 milhões e que continua parada e já precisa de reforma. E a outra obra é a construção do novo hospital Santa Teresinha, onde já foram investidos cerca de R$ 7 milhões e a obra está parada”, explica.

Dia D do Feirão do Imposto

O “Dia D do Feirão do Imposto” neste ano ocorrerá no dia 19 de maio. Serão concentradas ações simultâneas para divulgação do projeto, atingindo assim um grande número de pessoas em todo o país. Em Braço do Norte, a ação será realizada em frente a igreja Matriz a partir das 9h30. De acordo com o coordenador do Núcleo Jovem da Acivale, Rafael Volpato Silva, a equipe fará a distribuição de chopp e espetinho de carne sem impostos e compartilhará informações sobre a má administração do dinheiro público feita pelo governo. “Na semana da ação também faremos palestras educativas aos jovens para conscientizá-los sobre a importância da arrecadação do imposto para a manutenção das obras e melhorias em áreas básicas como saúde e educação. Queremos reforçar que está em nossas mãos eleger os governantes que administrarão nosso país e farão a gestão dessas obras”, enfatiza. Ele informa que haverá um espaço recreativo para as crianças, entre outras atividades abertas ao público no dia.