Movimento elege representantes regionais
O objetivo de aumentar a representatividade da Região Sul de Santa Catarina no âmbito estadual e federal em todas as esferas de poder, através do movimento “Do Sul pelo Sul”, foi alcançado neste último domingo, 07 de outubro, dia das eleições 2018. A região elegeu três deputados federais e oitos estaduais, mantendo a representatividade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e na Câmara dos Deputados.
Durante toda a campanha eleitoral, o movimento “Do Sul pelo Sul” lançado pelas associações empresariais, promoveu ações ordenadas entre as entidades e os candidatos que apresentaram suas propostas e puderam conhecer as principais reivindicações de cada município. Além dos encontros, também foram feitas publicações nas redes sociais que incentivam a importância do voto consciente. As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Grão-Pará e Braço do Norte também foram parceiras e auxiliaram na divulgação do movimento na região do Vale.
Diferente da eleição anterior, o número de representantes se amplia na Amurel, com mais chances de defender as necessidades regionais. Antes a região contava com a representação do deputado José Nei Ascari (PSD), de Grão-Pará. Com a saída do parlamentar, a Amurel ficou sem representante. No entanto, a partir de 2019, três candidatos da região atuarão no Legislativo Estadual: Volnei Weber (MDB), de São Ludgero, Felipe Estevão (PSL) e Ada de Luca (MDB), ambos de Laguna.
 Para o presidente da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale), a partir de agora, inicia uma nova etapa, onde as entidades de classe acompanharão os trabalhos dos seus representantes e fiscalizarão as propostas apresentadas. “As reuniões foram produtivas. Conhecemos melhor os candidatos e as propostas de cada um. Nossos pleitos foram encaminhados e ressaltamos a importância de ter uma união. Esperamos que agora eleitos que eles apareçam, estejam engajados e escutem as suas bases”, afirma.

Candidatos do Sul eleitos:

Deputados Federais:
Daniel Freitas (PSL)
Geovânia de Sá (PSDB)
Ricardo Guidi (PSD)

Deputados Estaduais:
Ada De Luca (MDB)
Felipe Estevão (PSL)
Jessé Lopes (PSL)
José Milton Scheffer (PP)
Júlio Garcia (PSD)
Luiz Fernando Vampiro (MDB)