Educadores motivados para empreender e inovar
“Empreendedorismo é fazer acontecer com motivação, organização e criatividade. Para isso, o empreendedor tem que se preparar e se organizar. Só assim suas chances de sucesso aumentarão consideravelmente”. É o que considera o administrador Jairo Boeing Fernandes. Ele será o professor da mais nova matéria da grade curricular da rede municipal de Braço do Norte implantada aos alunos dos sextos anos: Empreendedorismo na Escola.

Para o novo professor, o projeto é inovador e arrojado e despertará a veia empreendedora dos estudantes. “Me coloquei a disposição pelo desafio de ser um facilitador deste processo, já que o nosso município sempre foi de pessoas empreendedoras, porém, com as coisas acontecendo na velocidade de hoje, o empreendedor precisa conhecer formas de desenvolver esta aptidão para o empreendedorismo desde cedo”, reforça.

Jairo foi um dos mais de 600 profissionais da educação que participaram na última quinta-feira, 14 de fevereiro, do Primeiro Encontro de Empreendedorismo e Inovação, no Clube Cruzeiro. O dia foi marcado por palestras e atividades que motivaram os educadores a se preparar para o novo ano letivo e principalmente para desempenhar o papel de facilitadores aos novos desafios que esperam os pequenos estudantes.

O presidente da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale), Roberto Michels, parabenizou o município por aderir o projeto apresentado pelo DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e destacou a importância da nova matéria nas instituições educacionais. “Empreendedorismo por si só não é só a questão de preparar jovens para abrir empresas. O mercado hoje necessita de profissionais com atitude, iniciativa, criatividade, liderança dentre outras características e o empreendedorismo vem de encontro a isso. É capacitar toda uma mão de obra nesse novo movimento que nosso mundo está vivendo. Não tenho dúvida que Braço do Norte sai na frente e acredito que seja pioneiro nesse projeto”, enfatiza.

O prefeito Beto Kuerten Marcelino destacou as ações e investimentos na educação municipal. “Investimos R$ 300 mil na ampliação do Centro Educacional Infantil (CEI) Mundo Encantado, no Baixo Pinheiral. Temos um novo ônibus já empenhado em favor do município de Braço do Norte por indicação do deputado federal Ricardo Guidi. Mas como sempre queremos mais, agora teremos as aulas de empreendedorismo”, comemorou.

Programação diversificada

O público contou com palestras ministradas pelo administrador Evandro Badin, o professor José Antônio Matiolla e a nutricionista Tamara Regina Alano Niehues. A programação ainda teve participações especiais com a animação de Dona Hermídia e do pastor Nazareno Mayatt. O administrador Badin e o professor Matiolla reforçaram a importância do profissional da educação se atualizar e acompanhar as novas tecnologias. Já a nutricionista apresentou dicas de alimentos importantes para auxiliar na rotina dos educadores entre outras orientações. Os participantes também se divertiram com a performance de Dona Hermídia. O evento finalizou com um momento de reflexão junto ao pastor Nazareno e a confraternização final.