Dia D do Feirão do Imposto conscientiza população sobre desburocratização e reforma tributária
“Menos é Mais”. Esse é o lema da edição deste ano do Feirão do Imposto promovido pelo Núcleo Jovem da Acivale em conjunto com a Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje). O evento conscientiza a população sobre assuntos ligados à tributação no Brasil. No último sábado, 11 de maio, foi o Dia D do Feirão do Imposto em Braço do Norte.
“O Feirão foi um sucesso. Mesmo por ser véspera de Dia das Mães tivemos uma grande movimentação de pessoas que puderam adquirir produtos sem a cobrança de impostos e receber informações. Colocamos um banner com a tabela de tributos e chamou muito a atenção de quem passava”, relata o coordenador do núcleo Maysson José Morgan.
Mais de 150 assinaturas foram recolhidas na Praça Padre Roher onde os jovens empresários organizaram um espaço em parceria com a hamburgueria Roadies e a cervejaria Biertal. Os empreendimentos do município comercializaram os produtos sem cobrança de imposto. Outros produtos como eletrodomésticos também estiveram em exposição com tabelas de preços que evidenciaram os valores cobrados com e sem os tributos.
Até o próximo dia 25 de maio as ações de conscientização continuam nas redes sociais. O Dia D do Feirão do Imposto ocorre no dia 25 em todo Estado.
O objetivo da campanha este ano é fomentar o apoio à reforma tributária, trazendo à população a oportunidade de expressar seu desejo de mudança e levar ao conhecimento de todos os benefícios de tal reforma. “Ao trazer o assunto à tona estamos nos preparando para o próximo passo. Atuaremos junto a Frente Parlamentar pela Reforma Tributária para discutir e alinhar ideias a fim de que o texto seja em prol de um benefício coletivo, contemplando o crescimento econômico e social de nossa nação”, ressalta.

A ação
O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina. Seu propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente. Em 2012 amealhou uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos. Atualmente capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários, o Feirão do Imposto acontece em 24 estados da federação e mais de 100 cidades do Brasil.