LIDE SC reúne forças produtivas para valorizar o papel transformador da educação de SC
O vice-presidente da ACIVALE, Sílvio Bianchinni, participou nesta semana de um evento do Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina (LIDE SC). A entidade mobilizará lideranças para ações que visem impacto social da educação, tendo como embaixadoras do projeto a UniSul, WeberEmpreendimentos e Teltec Solutions.

O evento realizado no auditório da Unisul Continente lançou o movimento "Educação para o Futuro" e reuniu representantes da imprensa estadual, autoridades, gestores e demais integrantes da força produtiva catarinense e nacional.

Para o presidente do LIDE SC, Delton Batista, o movimento fortalece o desenvolvimento econômico e social, além de possibilitar a capacitação de profissionais para atuarem com sucesso em um mercado de trabalho que está em constante evolução.

A ACIVALE apoia essas iniciativas e a união de forças em prol da educação que transforma e pode gerar desenvolvimento socioeconômico para todo o Estado.

Em sua apresentação sobre cidades inteligentes, o CEO da Weber Empreendimentos, Fernando Weber, destacou a importância do planejamento de uma infraestrutura desenvolvida para a geração de atividades econômicas e com sustentabilidade. “É preciso colocar os tijolos pensando em como eles estarão a serviço da sociedade”, ilustrou.

Durante o evento, a Weber e Feba Capital assinaram uma joint-venture para alocar R$ 10 milhões em investimentos para fomento e aceleração de startups a serem instaladas no Polo Tecnológico Cidade Universitária.

Em Araranguá, a Weber Empreendimentos está implantando o Bairro Cidade Universitária, o primeiro ecossistema de transformação e tecnologia do Brasil.

Inspirado nas práticas atuais de cidades inteligentes, o empreendimento está organizado de forma a promover o desenvolvimento da região a partir de uma estrutura sustentável e que ofereça qualidade de vida aos moradores. O projeto já dispõe de um polo de inovação e tecnologia para o fomento de startups e negócios relacionados à inovação.

“Faz todo sentido participarmos deste programa, pois o futuro se fará com o envolvimento direto do empresariado nas iniciativas de educação”, afirmou o executivo.

O diretor de Tecnologia e Inovação da Teltec Solutions, Cesar Schmitzhaus, destacou em seu painel “Como inovações tecnológicas ajudam a maximizar a aprendizagem no Brasil”, a dependência positiva que um país deve ter em relação à educação, que também é reflexo do desenvolvimento social e do crescimento da economia para que possa ser eficaz desde o ensino fundamental até a capacitação profissional.

“No atual cenário pós-pandemia, com o novo modelo de trabalho híbrido e a acelerada transformação digital das empresas, os profissionais de tecnologia correm contra o tempo para maior capacitação e formação de nova força de trabalho, a fim de atenderem às oportunidades e demandas do mercado corporativo e em superar a escassez de mão de obra”, avaliou o executivo.

Diante dessa conjuntura, a Teltec Solutions pretende incentivar atividades de investimento para potencializar talentos e o desenvolvimento do setor de tecnologia, bem como disseminar conhecimentos.

Luciano Cacace, diretor-geral da UniSul Região Sul, destaca que nos próximos meses a instituição promoverá uma série de ações, como disponibilização de conteúdos educacionais, capacitações e eventos para contribuir com a formação de profissionais do Estado.

“Nossa proposta é movimentar pessoas e a cadeia produtiva para colaborar com a educação e o desenvolvimento econômico de Santa Catarina”, observa.

Já apoiam o movimento a AsQ Mind, escola de conteúdos e capacitação do segmento de saúde e bem-estar; NKey, empresa de design e desenvolvimento de soluções digitais e projetos de tecnologia para o mercado corporativo, atividade com alta demanda de profissionais qualificados; Sapiens Parque, maior parque tecnológico e de inovação do país; e a PsicoSoma, empresa portuguesa especializada em neuroeducação e formação profissional.